29 de julho de 2011

DEBATE PROVOCATIVO NA "CIRANDA DE POESIA"




Na última quarta feira, 27 de julho (aniversário da cidade de São José dos Campos) aconteceu mais uma Ciranda de Poesia, organizada pelo Ponto de Cultura Bola de Meia. Desta vez os entrevistados foram os escritores Máh Luporini e o poeta Dailor Varela, com a mediação do escritor Fernando Selmer. Os poetas Dailor Varela e Máh Luporini participaram do debate juntamente com outros poetas e escritores da cidade. Um bate papo descontraído e participativo.
Máh Luporini que teve participação na 21º Bienal do Livro de São Paulo, através da Antologia “Cronistas, Contistas e Poetas Contemporâneos” (Série Safira) deixou claro que “poesia é liberdade, anarquismo, querem sempre rotular minha poesia, que tenha uma classificação”, a defino como uma música do Arnaldo Antunes “Inclassificável”. Seu trabalho é divulgado e conhecido em vários blogs e sites de literatura na internet. Já o poeta Dailor Varela, com 14 livros publicados, participação em antologias e exposições no Exterior, falou sobre sua travessia poética e o processo evolutivo da poesia. Disse ele “que tem poetas que pararam no tempo, continuam escrevendo sonetos com a mesma linguagem de Camões, tudo evoluiu , concluiu”.
A poeta Máh Luporini que está terminando seu segundo livro de poemas “Memórias de Lugar Nenhum” ficou emocionada, pois pela primeira vez participou de um bate papo com seu pai, o jornalista e poeta Dailor Varela, um momento emocionante para ambos. Máh Luporini disse “separo essa relação de pai e filha, na poesia meu pai sai da figura da autoridade de pai, e passa a ser um rigoroso crítico com o trabalho de linguagem”.
A participação do mediador Fernando Selmer, que também é escritor e faz um trabalho visual, muito melhor do que as palavras, e que merece destaque, suas perguntas e apresentação dos escritores foi um pouco confuso, mas que deu para ver que o mesmo fez uma pesquisa sobre os entrevistados, não caiu de pára-quedas sem ter uma base do que falar.
A Ciranda de Poesia acontece toda última quarta feira de cada mês, merece destaque e que dá a oportunidade aos escritores que estão começando agora quanto aos que já estão no labutar poético há algum tempo.

Um comentário:

Selmer - Escritor disse...

pARABÉNS MAH E DAILOR...FOI MUITO INTERESSANTE VÊ-LOS JUNTOS FALANDO SOBRE SUAS TRAJETÓRIAS E OBRAS LITERÁRIAS. A SUA OBSERVAÇÃO QUANTO A MINHA MEDIAÇÃO É RELEVANTE.nÃO FIZ UMA MEDIAÇÃO TÃO BOA QUANTO EU DESEJAVA. MAS tUDO ESTÁ AÍ PRA SER MELHORADO. AS CRÍTICAS SÃO NECESSÁRIAS PRA QUE A GENTE POSSA PRODUZIR TRABALHOS DE QUALIDADE.cOMO EU DISSE, PRA MIM FOI UMA GRANDE HONRA PODER MEDIAR O CIRANDA TENDO VCS COMO CONVIDADOS.fOI UMA GRANDE NOITE..QUE VENHAM OUTRAS..dO AMIGO,SELMER.