6 de julho de 2011

O PRAZER DA LEITURA




Terminei de ler o romance “O Anatomista” do escritor Federico Andahazi, recomendo a quem se interessar por uma leitura misteriosa, polêmica e sedutora. Conheci o escritor na 4º edição do Festival da Mantiqueira, no distrito de São Francisco Xavier. Interessei-me em participar do bate papo com Federico Andahazi com mediação de Caldão Volpato, já tinha ouvido falar do mesmo e do seu romance. O evento ocorreu de 28 a 30 de maio de 2011. Procurei o livro para que pudesse lê-lo, não tinha condições de adquirir. O titulo ficou por muito tempo na minha cabeça. Enfim, começo de junho fui á Biblioteca Pública “Cassiano Ricardo” em São José dos Campos, como tenho a carteirinha de sócia da mesma, fui renová-la para pegar livros para o vestibular da UNICAMP (estudos literários) que pretendo prestar. Entrei, dei a lista de livros e fiquei a esperar quais os livros que tinha e o que eu poderia levar. Nesse espaço de tempo, a atendente muito simpática e atenciosa por sinal, disse-me que tinha uma estante de outros livros (que na eram de vestibulares) e talvez pudesse me interessar por algum. Como tenho uma forte conexão com os livros, parece que tais me puxam, vi ‘O Anatomista’, de imediato cancelei a lista (que era por volta de quatro livros), trouxe “O Anatomista” e “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos.
Confesso que a vontade de ler “O Anatomista” era tanta que ‘devorei-o’, lia onde estivesse sentada, em pé, no ônibus. O personagem de Mateo Colombo, um anatomista descobridor que se apaixona por uma prostituta Mona Sofia, segue em busca da misteriosa natureza que envolve as mulheres, uma poção que possa conquistar seu amor. Um jovem audacioso em sua época faz experiências com cadáveres, prostitutas.
No prosseguir da leitura do romance, cada pagina, cada capítulo que você leitor passa, quer continuar adiante. O que acontecerá com o anatomista? Vai ser condenado? Quando enfim ele descobre o “Amor Veneris” e quer torná-la publica depara com a Inquisição.
As paisagens e os lugares de Veneza, onde se passa o romance envolvem o leitor a prosseguir viagem. Isso é o que difere um texto bem escrito, que o leitor não sabe o que acontecerá no final, te pega de surpresa.

Um comentário:

Jorge Xerxes disse...

Gostei dessa narrativa de tua experiência com O Anatomista. Dica anotada. Beijo, Jorge