19 de outubro de 2011

ENCONTRO COM O POETA CLAUDIO WILLER EM MONTEIRO LOBATO

No último dia 18 de outubro (terça-feira) através do programa VIAGEM LITERÁRIA, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e as Bibliotecas Públicas das cidades participantes, trouxeram o poeta, tradutor e ensaísta Claudio Willer a pacata e bucólica cidade de Monteiro Lobato. Um dos maiores poetas contemporâneos da nossa geração. Num bate papo descontraído sem regras ou normas, Claudio Willer enfocou dizendo que “criação literária é um dialogo com a literatura”.
“É importante se formar leitores, criarem clube de leitura”. Disse que “a poesia é realidade, ela se projeta, se cria na História”. Tradutor de Antonin Artaud, Lautréamont e Gisnberg. “A poesia é enigmática, deixe o leitor descobrir”, assim Claudio Willer disse aos presentes. Quem não conhece sua obra, pesquise no Google, terá uma aula de aprendizado e conhecimento.
Quem não estava presente, perdeu uma bela aula, troca de experiências. Não sei sinceramente o que ocorre com nossos poetas joseenses, talvez o ego que alguns têm em saber que já sabem tudo (tirando raras exceções). O público presente eram alunos do Ensino Médio, professores e uma minoria que são leitores, de poetas tinha dois. Não se vê um Claudio Willer toda hora por aqui. “Eu, como poeta leitora aprendi mais um pouco e nunca quero parar de aprender, afinal poesia sempre é questionamento, lapidação, leitura. Para mim sem essas três coisas não se forma um escritor”, palavras de Máh Luporini.

Nenhum comentário: