5 de outubro de 2011

VIVER A POESIA É MAIS ESSENCIAL DO QUE ESCREVER LIVROS DE POEMAS

Recentemente li uma reportagem sobre o poeta Roberto Piva, que se despediu deste mundo em julho de 2010 ele reivindicava que ”Só acredito em poeta experimental que tenha vida experimental. A arte é uma coisa viva, como dizia Ezra Pound. Vale tudo nas experimentações artísticas (seja na poesia, nas artes plásticas, etc). Poesia e Vida são pontes que se conectam entre si. Ligação mútua, cúmplices do cotidiano.
Há poetas que não têm esta “conectividade” com a poesia, colocam-na fora da sua vida. Desde que conheci a poesia de Roberto Piva, senti essa interligação do autor com o leitor. Uma palavra forte que me fazia transcorrer as veias da minha escrita. Encontrei seus livros (“20 poemas com Brócoli”; “Quizumba” e “Ciclones”) perdidos num sebo em São José dos Campos.
Poesia é indagação, lapidação, penetração.

Um comentário:

Alessandra Reis disse...

Oi Máh. Belo texto. Eu amo poesia. Respiro poesia. Vivo poesia. Embora não me considere poeta (mas tenha alma de uma), e nem seja escritora (mas me arrisque com as palavras)
E que bom que tens esta interligação em ti. Que ela esteja sempre presente, como a vida que pulsa-lhe em poesia! Mil vivas à poesia! Fraterno abraço. Toda Paz e Luz em seus caminhos!