11 de abril de 2012

50 ANOS DE POESIA DO POETA E JORNALISTA DAILOR VARELA




Fiz esta singela homenagem ao meu pai, amigo e poeta Dailor Varela que desde o dia 20 de março segue internado no Hospital Municipal de São José dos Campos devido a um AVC isquêmico, derrame e outras complicações.
Resolvi depois de muito tempo compartilhar a travessia poética de uma das cabeças pensantes mais ativas deste Vale do Paraíba. Antes de tudo, Dailor Varela é meu pai, amigo um companheiro que nos últimos tempos nossa relação ultrapassava o amor entre pai e filha. Foi um amigo, cúmplice das minhas aventuras poéticas. Vivíamos numa pequena casa na bucólica (como ele gostava sempre de chamar) cidade de Monteiro Lobato, a vista da natureza em todo seu esplendor. De uns tempos para cá, o poeta se isolou, trancou-se em seu mosteiro (outra palavra que gostava muito de usar), fugindo do convívio social. Neste meio século de poesia do pensador e anarquista Dailor Varela ele nunca parou de escrever, sempre estava ativo, escrevendo semanalmente no site ‘Carta Potiguar’ de Natal, RN e no site ‘Entrementes’, coordenado pela Elizabeth de Souza, de São José dos Campos, SP. Como descrever Dailor Varela no seu tempo de lucidez? Uma pessoa brilhante, ativo, falava o que bem queria. Dizia sempre que a vantagem de se ficar velho era poder falar certas verdades, curtia muito tal filosofia. Morando a 20 anos na pacata Monteiro Lobato, ele se refugiava na sua preciosa biblioteca com seus livros de poesia, ao qual me ajudou na formação como poeta.

UM POUCO DE SUA TRAVESSIA

Jornalista e poeta, Dailor Varela somente nasceu em Anápolis (GO) em 10/06/1945, mais todas suas raízes e coração são nordestinos, de Natal (RN). Trabalhou na Imprensa de Natal. Chegando a São Paulo trabalhou na Revista VEJA e no jornal FOLHA DE SÃO PAULO. Participou da campanha de alfabetização do sociólogo Paulo Freire nos tumultuados anos 60, quando estourou o Golpe Militar de 64. Também fez pesquisas de campo para diversos livros do folclorista Luís da Câmara Cascudo entre os quais “História da Alimentação no Brasil”, freqüentava muito a casa do grande Câmara Cascudo. Tem trabalhos de poemas visuais e poemas processos publicados em revistas no Exterior, como também em páginas de internet e sites de poesia. É citado no livro “Os Cem Melhores Poetas Brasileiros do Século”, (Ed. Geração Editorial, 2001) seleção feita pelo jornalista José Neumanne Pinto, ao lado de poetas como Cassiano Ricardo, Ferreira Gullar Augusto de Campos, Décio Pignatari, entre outros. Em 1968 foi um dos líderes do Movimento do Poema Processo, em Natal (RN). Em 29 de outubro de 2009 representou o Brasil juntamente com outros poetas brasileiros, na Mostra Internacional de Poesia Visual “3º INERNATIONALE MAIL ART AUSSTELLUNG”, na Áustria. No dia 03 de setembro de 2011 recebeu da Prefeitura Municipal de Monteiro Lobato homenagem “Por sua valiosa contribuição na história e cultura do nosso Município”. A homenagem foi prestada pelo prefeito Gabriel Vargas Moreira e pelo Secretário de Cultura e Turismo Eduardo Rocha Dellú.  Tem 13 livros publicados, a maioria de versos e poemas visuais. No prelo, está com o livro ‘PUL. S.O.S’( de poesia); “Poemas Lobatenses” e um romance ainda não finalizado.


FORÇA POETA,  ESTOU CONTIGO NESTA LUTA E QUE O MELHOR VENHA SER FEITO,
                           TE AMO!





3 comentários:

Alessandra Reis disse...

Lindo Máh! Fico aqui enviando boas energias e vibrações para que seu pai, este grande poeta, fique bem logo! Meu fraterno abraço querida!

cabugue46 disse...

Daylor , sempre foi de uma extrema lucidez, ama godard, piva e rolling stones, vinha sempre conversar poesias comigo aqui em Jacarei, seus passos calculados de uma profunda solidão e incompreensão, ainda não fugi do pasmo de imaginá-lo viajando por entre silencio de palavras, ainda aguardo sua voz , seus sussurros contra os maus poetas e a luta para sobreviver neste mundo de insanidades,espero que brevemente estejamos juntos e
falando e escrevendo a obra que propusemos escrever juntos, meu abraço viaja com toda energia, seu restabelecimento é a vitória da poesia sobre a vida ! Carlos Guedes.

Cvarella - Ceição Varela disse...

Oi Maira, parabéns pelo lindo texto, uma merecida homenagem a seu pai. Não sou escritora, minha arte é em papel, não escrito rsrsrsrs. Faço scrap, tenho um blog onde divulgo minha arte. Passa lá e conheça um pouquinho do meu trabalho. Agora sou sua seguidora, assim posso acompanhar de perto sua evolução como escritora, o que certamente herdou de seu Pai. Um beijo da prima.